Raspberry Pi/br

Aus Rechenkraft
Zur Navigation springen Zur Suche springen
Languages Languages Deutsch ja.gif   • United Kingdom01.gif   • Brazil01.gif  

Hardware

Raspberry Pi, tipo B, com 512MB RAM

O Raspberry Pi, abreviado Raspi, é um pequeno computador do tamanho de uma caixa de cigarettes, é operado com Linux e oferece na versão mais recente, na verdade tudo o que se conhece do pc desktop.

Então existem, por exemplo conectividade para cabos USB, de rede, HDMI, áudio de 3,5 mm e vídeo RCA. Em vez de um disco rígido, um cartão SD é usado como um meio de armazenamento, que não está incluído na entrega. Graças à GPU, os vídeos (com codecs suportados) podem ser reproduzidos sem problemas. A placa usa uma 64-bit quad-core ARMv8 CPU (Raspberry Pi 3, modelo B+, Março 2018), que não é compatível com o padrão x86 conhecido em PCs comuns com processadores Intel ou AMD. Portanto, você deve primeiro verificar se os programas desejados já funcionam no Raspi. Só porque existe uma versão Linux de um programa, então o programa não roda automaticamente em uma CPU ARMv8.

BOINC felizmente pode ser instalado no Raspi, mas atualmente não há muitos projetos suportados, já que quase nenhum operador de projeto fornece aplicativos para CPUs ARMv8. Há uma razão simples para isso, porque o poder de computação e o tamanho da RAM são bem modestos para o Raspi. O objetivo principal do desenvolvimento do Raspi era desenvolver o computador mais acessível que mal pudesse reproduzir vídeo e executar tarefas típicas de escritório. Apesar do preço baixo de cerca de mais o menos 35 €, no entanto, nenhum cluster de vários Raspis, como um grande computador x86 oferece mais poder de computação pelo mesmo preço.

O benefício do Raspi para computação distribuída não é, portanto, em aplicações de computação intensiva, mas nos projetos de hardware, que avaliam sensores conectados ao computador e enviam os resultados para o operador do projeto. Por sua vez, o Raspi é ideal, já que o preço de compra e o consumo de energia (apenas 7 watts) são muito pequenos e dificilmente surgem custos, mesmo que você possa coletar os dados do sensor Raspi ao redor do relógio.

[para o topo]

Tipos

O Raspi está disponível nas seguintes variantes:

  1. Raspberry Pi 1, tipo A, ARM1176JZF-S, welches keine RJ45-Buchse für den Netzwerkzugang besitzt und daher für BOINC eher ungeeignet ist, wenn man nicht per USB externe Netzwerkschnittstellen anbinden will
  2. Raspberry Pi 1, tipo A+, ARM1176JZF-S
  3. Raspberry Pi 1, tipo B, ARM1176JZF-S, com RJ45-soquete e 256 MB RAM
  4. Raspberry Pi 1, tipo B+ ARM1176JZF-S, com RJ45-soquete e 512 MB RAM
  5. Raspberry Pi 2, tipo B, ARM Cortex A-7, com RJ45-soquete e 1024 MB RAM
  6. Raspberry Pi 2, tipo B v1.2, ARM Cortex A-53
  7. Raspberry Pi 3, tipo B, ARM Cortex A-53, com RJ45-soquete e WiFi e 1024 MB RAM
  8. Raspberry Pi 3, tipo B+, ARM Cortex A-53 com 1,4 Ghz (4 núcleos), 2,4 GHz e 5GHz WiFi (802.11bgn, 802.11.ac), Bluetooth Standard 4.2/BLE, PoE ready, 1 GB DDR2 SDRAM, ATA Interface do disco rígido, 10/100/1000 Mbit Ethernet (LAN)

As variantes Raspberry Pi Zero, Zero W / WH (ARM1176JZF-S) e os Módulos de Computação 1 (ARM11), 3 e 3 Lite (ARM Cortex A-53) são mencionados aqui por questões de integridade.

[para o topo]

Acessórios

O Raspi vem sem acessórios, então você deve pensar se tem tudo o que precisa em casa ou se precisa pedir outra coisa.


Inevitável são:

  • Cartão SD (nem todos os cartões funcionam, o melhor é levar um cartão SD mais antigo com 4-16GB e gravá-lo mesmo ou solicitar um cartão SD Raspi oficialmente gravado)
  • Cabo Micro-USB (usado para alimentar o Raspis) ou melhor encomendar o fornecimento de energia elétrica oficial (o Raspi precisa de ~ 5.1V)
  • Cabo de conexão RJ45 (para conectar o Raspi ao roteador). Não é necessário para o Raspberry Pi 3 porque o WiFi é possível.

Seria interessante tambem:

  • Adaptador de energia com saída USB e potência de saída de 700mA (se você quiser alimentar o Raspi de forma independente)
  • Leitor de cartões SD (para que você possa transferir o mais recente Linux para o cartão SD no PC)
  • Hub USB com fornecimento de energie externa (se você precisar de mais de 2 portas USB ou conectar dispositivos que usam muita energia)
  • Teclado USB e mouse USB (a menos que você queira operar o Raspi via acesso SSH)
  • HDMI ou cabo RCA para conectar um monitor/TV (a menos que você queira operar o Raspi via acesso SSH)
  • Habitação para proteção contra curto-circuito/eletrostática (existem alguns oficiais e não-oficiais)

[para o topo]

Projetos oficiais do BOINC para o Raspberry Pi

Atualmente, os seguintes projetos fornecem uma aplicação para o Raspi:

  • Asteroids@Home (Tipo: A = ?; B256 = ?; B512 = funciona)
  • Einstein@Home (Tipo: A = ?; B256 = ?; B512 = funciona)
  • Yoyo@Home (Tipo: A = ?; B256 = ?; B512 = funciona)
  • Quake Catcher Network (Tipo: A = ?; B256 = ?; B512 = ?) (Projeto de hardware ... sensor externo necessário)
  • Radioactive@Home (Tipo: A = ?; B256 = ?; B512 = funciona) (Projeto de hardware ... sensor externo necessário)

Projetos da Computação distribuída, usando as CPUs ARM estão listadas na página do BOINC. Procure o símbolo ARM lá.

Uma visão geral do desempenho pode ser encontrada aqui.

[para o topo]

Projetos BOINC não oficiais para o Raspberry Pi

Mais alguns pedidos de projetos não oficiais para o Raspi podem ser encontrados lá: aplicações não oficiais Como os projetos oficialmente não fornecem nenhum aplicativo para o Raspi, é necessário cuidar da configuração propriamente dita (consulte app_info.xml). Atualmente existem:

[para o topo]

Links Relacionados

[para o topo]